Centro de Educação Infantil Pequenos Gigantes

Rua Olinda,361 - Bom Pastor
Tel.: (37) 3214-1736 - Divinópolis/MG

domingo, 3 de fevereiro de 2013

PRIMEIROS DIAS NA ESCOLA

A CHEGADA DA CRIANÇA NA ESCOLA É UM MOMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA, TANTO PARA AS CRIANÇAS COMO TAMBÉM PARA OS PAIS E PROFESSORES.

NESSE MOMENTO INICIAL NA ESCOLA, OS COMPORTAMENTOS DA CRIANÇA PODEM SER BEM DIVERSOS. POR ISSO, É IMPORTANTE QUE OS PAIS TENHAM CONSCIÊNCIA DE QUE AS EMOÇÕES, REAÇÕES E COMPORTAMENTOS SOFREM VARIAÇÕES INESPERADAS. CADA SITUAÇÃO SERÁ VIVIDA PELA CRIANÇA DE MANEIRA ÚNICA E CADA CRIANÇA PODERÁ APRESENTAR COMPORTAMENTOS DISTINTOS EM SUA ADAPTAÇÃO.

NESSE PERÍODO, A CRIANÇA PODE NÃO CHORAR, E COM O PASSAR DE ALGUNS DIAS, PODE VIR A COMEÇAR A CHORAR. OUTRAS CRIANÇAS PODEM APRESENTAR CHORO QUANDO SE APROXIMAM DA ESCOLA, DESDE O PRIMEIRO DIA; OUTRAS CHORAM QUANDO COLOCAM O UNIFORME EM CASA.
É PRECISO TRANQUILIDADE PARA QUE ESSE MOMENTO DE ADAPTAÇÃO NÃO SEJA UM GERADOR DE CONFLITOS E ANSIEDADE POR PARTE DOS PAIS, GERANDO INSEGURANÇA E ANSIEDADE NA CRIANÇA.

É NORMAL QUE ALGUMAS CRIANÇAS APRESENTEM COMPORTAMENTOS DIFERENTES DAQUELES QUE NORMALMENTE APRESENTAM EM CASA. ALGUMAS VEZES, A CRIANÇA SOFRE ALTERAÇÕES NO APETITE, NO SONO, RETOMA PALAVRAS E FORMAS DE FALAR DE ETAPAS DE SUA INFÂNCIA JÁ SUPERADAS, APRESENTA COMPORTAMENTOS DE FASES ANTERIORES DE DESENVOLVIMENTO, PODE NÃO INTERAGIR COM OUTRAS CRIANÇAS E FICAR ISOLADA, CRIAR DEPENDÊNCIA POR UMA DETERMINADA PESSOA OU OBJETO, COMO CHUPETA, BRINQUEDO, PANINHO, ROUPA DE UMA PESSOA MUITO QUERIDA.

O MOMENTO DA DESPEDIDA DA FAMÍLIA, NO INÍCIO DA AULA, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A CRIANÇA. ASSIM, É PRECISO QUE OS PAIS SE DESPEÇAM DELA DE MANEIRA RÁPIDA, DANDO-LHE UM BEIJO E DIZENDO DE MANEIRA FIRME QUE LOGO ESTARÃO DE VOLTA PARA BUSCÁ-LA. DEPOIS DESSA DESPEDIDA, OS PAIS DEVEM SE RETIRAR, MESMO QUE A CRIANÇA CHORE. ELA ESTARÁ MUITO BEM AMPARADA PELO PROFESSOR QUE LOGO VAI DISTRAIR SUA ATENÇÃO COM OPÇÕES DE BRINQUEDOS E DE BRINCADEIRAS QUE ORGANIZOU.

OUTRO ASPECTO QUE PRECISA SER CONSIDERADO DIZ RESPEITO À PONTUALIDADE DOS PAIS NA HORA DE LEVAR E BUSCAR A CRIANÇA NA ESCOLA. CHEGAR À ESCOLA SEM ATRASOS PERMITE QUE O PROFESSOR E DEMAIS FUNCIONÁRIOS OFEREÇAM A ATENÇÃO DE QUE A CRIANÇA NECESSITA. BUSCÁ-LA NA ESCOLA NO HORÁRIO ESTIPULADO LEVA A CRIANÇA A APRENDER A CONTROLAR SUA ANSIEDADE E A CONFIAR NAS PESSOAS, POIS SE O COMBINADO ERA DE QUE OS PAIS CHEGARIAM NA “HORA DA MASSINHA” POR EXEMPLO, CONFIARÁ DE QUE NAQUELE MOMENTO SEUS PAIS CHEGARÃO MESMO PARA BUSCÁ-LA.

PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE NOS PRIMEIROS MOMENTOS DA CRIANÇA NA ESCOLA, FAMÍLIA E PROFISSIONAIS ESTEJAM ENVOLVIDOS PARA DESENVOLVER UM TRABALHO ORGANIZADO E QUE TRANSMITA SEGURANÇA E BEM-ESTAR À CRIANÇA, ALÉM DE MOMENTOS DIVERTIDOS E PRAZEROSOS NAS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES REALIZADAS COM OS COLEGAS.



Texto retirado do livro para os pais – coleção mais cores – Editora Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário